quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia das mulheres e O anúncio da verdadeira vitória.

Segundo conta-se a História no Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. O motivo da mesma era a falta de condições decente e dignas a estas. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. No entanto um episódio que a princípio poderia ser como uma manifestação de um grupo de oprimidas passou não só de opressão a assassinato. Isso porque a manifestação foi reprimida com grande terrorismo. As mulheres foram incendiadas ao terem sido trancadas dentro da fábrica. Cerca de130 tecelãs morreram carbonizadas.

Através da revisão de um rito antigo, aquele da visita ao túmulo de Jesus Cristo na madrugada da manhã da Páscoa, faz-nos revisitar o valor da mulher frente ao machismo. Ao lembrármos que do ventre de uma mulher saiu a semente que faria propor e ensinar ao mundo o amor real não podemos deixar de valorizármos o fato de que foram elas (as mulheres) quem tiveram a honra, o privilégio e a missão de dizer em primeira mão o derradeiro grito de vitória. A vitória que era delas por meio de um homem nazareno que se dedicou inteiramente ao amor.
Que os cleros das igrejas de hoje possam dedicar o espaço e o tempo para que elas subam no altar e se aproximem da Palavra e dos ouvintes no seio da liturgia da Páscoa e anunciem as frases que, no Evangelho, anunciam a notícia da vitória, a vitória do amor, sendo o amor a verdadeira revolução e dizerem: “a morte foi derrotada, o crucificado ressuscitou!”.Sejam as mulheres de hoje as testemunhas do amor vivo. Pois só o amor, esse amor, pode vencer a opressão...
Viva la revolucion!!!

Jorge Tonnera Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...