quinta-feira, 7 de junho de 2012

Jardineiros ou pessoas de sucesso? Do que precisamos realmente?!

Recentemente li dois textos de fontes distintas, mas que relendo os dois vislumbrei o quão em comum havia por meio de uma simples imagem...
 
 
"O planeta não precisa de mais pessoas de sucesso.

O planeta não precisa de mais "pessoas de sucesso". O planeta precisa desesperadamente de mais pacificadores, curadores, restauradores, contadores de histórias e amantes de todo tipo. Preci...sa de pessoas que vivam bem nos seus lugares. Precisa de pessoas com coragem moral dispostas a aderir à luta para tornar o mundo habitável e humano, e essas qualidades têm pouco a ver com o sucesso tal como a nossa cultura o tem definido".

Movimento Novos Rurais
 https://www.facebook.com/novosrurais.farmingculture
 
Uma das bases do modelo atual de desenvolvimento de nossa sociedade é o consumo, estimulado e muitas vezes desenfreado. Como fugir desta lógica? E qual o papel da Igreja nessa mudança de perspectiva?
Para escapar dessa lógica é necessário descrer. Descrer do desenvolvimento substantivo e do crescimento como objetivo medido pelo que se consome. Consumo no passado era sinônimo de tuberculose e consumidor era a bactéria que a causava. Para escapar dessa lógica, a igreja precisa deixar de admirar a capacidade de consumir, que nos reduz à imagem de uma bactéria. Antes, deve nos encorajar a sermos a imagem de um Deus criativo e plantador de jardins, que estabelece limites para o viver, renúncias a abraçar e a sacralidade de tudo que há na criação, à qual somos chamados a observar e preservar (Gn 2.15).  (Cláudio Oliver) via site da Ultimato: http://www.ultimato.com.br/conteudo/perguntas-e-respostas-sobre-meio-ambiente )
 
Somos a imagem do Deus que planta jardins...Que coisa formidável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...