sexta-feira, 29 de março de 2013

Aluno cria bicicleta motorizada para catadores de recicláveis



Facilitar a vida de pessoas que recolhem materiais recicláveis nas grandes cidades, estimadas em um milhão de trabalhadores informais. 28/12/2012

Essa foi a inspiração para um dos projetos que foram apresentados durante o 12º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo). Desenvolvido por um aluno do Instituto Mauá de Tecnologia, a proposta é criar um veículo motorizado sobre a estrutura de uma bicicleta, para auxiliar a jornada dos catadores, que respondem pela coleta de 90% de todo o material reciclado no país.

A ideia do estudante José Niudo Freitas surgiu a partir de um protótipo de ecobike já existente, que consiste em uma bicicleta apenas com baú para guardar os materiais coletados, mas, sem o motor e o capô, existentes na atual proposta. “O objetivo é criar um veículo que funcione como instrumento de trabalho, substituindo o atual carrinho e que permita maior capacidade de produção diária, com menor esforço e com o resgate da autoestima do trabalhador”, explicou José.

Um protótipo da bicicleta elétrica tipo triciclo, composta por uma carroceria feita em plástico reciclado e montada sobre um chassi de aço quadrado, já está em fase final de modelagem, com o apoio da Faculdade de Tecnologia Mauá e dos professores orientadores do projeto. De acordo com os dados coletados durante a pesquisa do tema, um veículo motorizado como esse geraria mais postos de trabalho com o material reciclado, que, individualmente, chega a 3 toneladas por mês, além de dobrar a renda do catador. “Uma bicicleta pode empregar dois catadores e dois separadores dentro das oficinas de triagem das ONGs voltadas a essa atividade. Estima-se ainda que cada dupla de catadores poderá percorrer quatro rotas por dia, trazendo, em média, 400 quilos de material reciclável, ou seja, 8 toneladas por mês”, avaliou José.

via http://www.correiomariliense.com.br/materia.php?materia=32250

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...